Profissional fala dos cuidados com o coronavírus com a chegada do inverno

Com a chegada do inverno, os dias mais frios e acompanhados de chuva, as chances de contrair gripe aumentem consideravelmente. E neste ano ainda existe um grande agravante, o coronavírus. A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, explica que esta época é caracterizada pelo aumento de atendimentos de casos de síndrome respiratória aguda e grave e também casos de síndromes gripais.

Segundo Francis Mara, nas últimas semanas os casos de internação em função de problemas respiratórios aumentaram consideravelmente. A tendência, segundo ela, é que as pessoas permaneçam muito tempo fechadas em suas casas ou estabelecimentos comerciais, as vezes com grande circulação de pessoas e pouca circulação de ar. “Estes ambientes são propícios para a transmissão de viroses e principalmente do coronavírus, ressaltamos a importância das pessoas seguirem as medidas restritivas e uso de máscara, pois hoje ainda não temos um tratamento para esta doença”.

Dentre as recomendações para evitar a proliferação de viroses e do coronavírus, está o uso de máscaras, manter os ambientes ventilados, higienização constante das mãos, evitar o compartilhamento de objetos e ambientes com poucas pessoas. “É importante que as pessoas que apresentam dois ou mais sintomas respiratórios, como coriza e tosse, por exemplo, procurem a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, o Centro de Atendimento ao Coronavírus, que atende 24 horas por dia, e em caso de dúvida liguem para o 0800 534 1635”.

Para diminuir a taxa de transmissão é necessário que os casos positivados do município permaneçam em isolamento e que a população evite aglomerações. “Essa é a única forma de diminuir a transmissão do coronavírus em Xanxerê”, finaliza Francis Mara.