Maior índice de contaminação por coronavírus em Xanxerê é dos 20 aos 39 anos
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (15), a Vigilância Epidemiológica atualizou os dados dos casos de coronavírus em Xanxerê. Da tarde de ontem até a manhã desta sexta-feira os casos positivados passaram de 21 para 29.
O que mais chama a atenção nos casos positivos de coronavírus em Xanxerê é a faixa etária das pessoas: de 20 a 39 anos. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, a maior parte das pessoas contaminadas é jovem. “Mas todos estão em casa, sendo monitorados, por isso a importância da gente se cuidar, evitar aglomerações, principalmente os mais jovens, que ainda não estão tendo a compreensão de que as festas e os eventos neste momento não devem acontecer para que possamos evitar o avanço do coronavírus em nosso município”, destacou Francis Mara.
Francis Mara explica que em relação aos exames há o PCR (Proteína C Reativa) feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), em Florianópolis, além dos testes rápidos realizados pelos laboratórios particulares.
Quanto aos testes rápidos há o IGM e IGG, que identificam os anticorpos produzidos pela doença. Os anticorpos IGM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IGG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção. “Quando o paciente faz o teste e dá IGG positivo e assintomático, significa que ele já passou o período de transmissão, que está recuperado, podendo retomar suas atividades”, salienta Francis Mara.
Quanto aos testes rápidos, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica reforça que quando o teste aponta IGG positivo e sem sintomas, o paciente pode manter rotina, inclusive continuar trabalhando. Já quando apontar IGG positivo e com sintomas é necessário o isolamento domiciliar por sete dias e em caso de IGM positivo, independentemente de estar sintomático ou assintomático, é necessário manter isolamento domiciliar de 14 dias.
Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe da Sala de Situação 24 horas por dia, através do 0800 534 1635.