Prefeitura de Xanxerê reforça cuidados contra coronavírus

A Prefeitura de Xanxerê, através da Vigilância Epidemiológica, reforça com a comunidade os cuidados para prevenir o coronavírus. Por isso, está intensificando as medidas que devem ser adotadas para reduzir o risco de infecção pela doença. Por se tratar de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários para se manter longe de qualquer possibilidade de transmissão.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas permaneçam em casa, evitando assim o contágio e propagação do vírus.

As precauções de contágio também são importantes para evitar a propagação:

•             Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

•             Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, sempre que possível, ou utilizar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar

•             Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano)

•             Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo

•             Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

•             Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

•             Manter ambientes muito bem ventilados

•             Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

•             Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

•             Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Em Xanxerê, a Prefeitura já realizou diversas ações para prevenir a contenção e prevenção do coronavírus, entre elas está o Centro de Atendimento ao Coronavírus, funcionando 24h por dia, inclusive aos finais de semana; o sistema de compartilhamento de arquivos entre as Unidades de Saúde para monitoramento dos casos suspeitos; contratação de mais médicos para auxiliar no atendimento; criação do 0800 534 1635 e de um site de cadastro para coronavírus (http://45.7.148.67:9990/saude/); limpeza dos principais pontos da cidade com hipoclorito de sódio e água e suspensão temporária de eventos no município.