Xanxerê define ações de combate ao Coronavírus
Na manhã desta segunda-feira (16) a secretaria municipal de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, esteve reunida para definir as ações que o município deve tomar para combater a transmissão do Coronavírus.
Em Xanxerê está sendo implementado um sistema de compartilhamento de arquivos entre as Unidades de Saúde, onde as pessoas que viajaram para os locais de risco de Coronavírus, devem ligar para a unidade mais próxima e informar o nome completo, telefone, endereço e local onde esteve. Estes dados serão compartilhados com todas as Unidades de Saúde, que irão monitorar estes casos.
De acordo com a Secretária de Saúde, Irene Goralski, “quem foi viajar para o exterior ou tem algum parente que retornou de um local contaminado com o Coronavírus, deve ligar para a Unidade de Saúde mais próxima, não deve ir até o local, evitando assim uma possível contaminação. Serão colhidas as informações da pessoa que viajou e dos familiares que tem contato com o mesmo, bem como a comprovação da viagem, e a partir de então a família será monitorada e orientada”.
Como agir após retornar de uma viagem
A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas que retornam de locais de risco de contaminação do Coronavírus, além de terem o dever informar a Secretaria de Saúde mais próxima, devem permanecer 07 dias em casa, sendo monitorada, caso algum sintoma seja detectado.
Para Irene, o sistema de compartilhamento de informações entre as Unidades é muito importante, “pois após a coleta de dados das pessoas que estiveram em locais de risco, a nossa estratégia será mapear os locais da cidade que possuem pessoas com risco da doença. Para isso, pedimos encarecidamente que a população contribua, informando quando algum parente ou amigo retornar do exterior e informe por telefone para a Unidade de Saúde”.