Decreto suspende temporariamente a realização de eventos em Xanxerê

Foi decretado na tarde desta segunda-feira (16) a suspensão temporária de eventos no município de Xanxerê. O decreto decreto nº 063/2020 objetiva adotar medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) e cria uma comissão de resposta ao coronavírus.

O decreto foi definido após uma reunião convocada pelo prefeito em exercício Ivan Marques, que reuniu Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Paulo, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Acix, CDL, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Comissão Central Organizadora da ExpoFemi 2020, Procuradoria Geral do município, agência de comunicação, bem como o prefeito licenciado Avelino Menegolla.

Ficam suspensos até o dia 31 de março de 2020 todos os eventos governamentais esportivos, recreativos e culturais, com público estimado igual ou acima de 250 pessoas para espaços abertos e 100 pessoas para espaços fechados.

O evento de premiação do Movimento Econômico, que seria realizado no dia 25 de março, bem como o III Canta Xanxerê, que aconteceria nos dias 27 e 28 de março também estão suspensos. Além disso, está suspensa a inauguração da Praça do Bairro Leandro, prevista para o dia 20 de março. Ambos eventos terão novas datas avaliadas.

Estão suspensos ainda as atividades coletivas de Grupos de Idosos, Grupos de Convivência de Idosos e outros projetos desta natureza desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Xanxerê também estão suspensos, além das atividades de capacitação e de treinamento realizados pela Administração Pública Municipal que impliquem na aglomeração de pessoas.

Fica autorizado o isolamento de pessoas que vieram do exterior e que tenham passagem por grandes aeroportos nacionais ou internacionais, pelo período de 07 (sete) dias, sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.

Como medidas individuais recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.

Comissão de Resposta ao Coronavírus

Fica criada a Comissão de Resposta ao Coronavírus, com a incumbência de operacionalizar, monitorar e articular ações para o enfrentamento e resposta imediata à emergência de saúde pública.

As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Comissão de Resposta ao Coronavírus em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, e poderão contar com a participação dos demais órgãos ou entidades da Administração Municipal e da sociedade civil.

Pelo decreto, fica adotado o Plano de Contingência Municipal, a fim de conter a emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.