I Encontro sobre Dependência Química

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última sexta-feira, 31/07, o I Encontro sobre Dependência Química, no auditório da UNOESC.

O objetivo do evento foi permitir que representantes da sociedade e lideranças municipais pudessem discutir e propor ações e estratégias que podem ser implantadas para prevenir e combater o uso de drogas, que tem assolado o município.

O Encontro que foi aberto pelo prefeito Bruno Bortoluzzi contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, dra. Iara Callfass, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, sra. Neusa Moscon Suzana, da Promotora da Infância e Adolescência, dra. Amélia Regina da Silva, do Gerente Regional de Saúde, sr. Waldemar Garghetti, do Vereador Fabiano Radin, do sr. Rinaldo Freitas, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, do sr Valdecir, representando o Conselho Tutelar e do dr Jackson Furlanetto, médico psiquiatra do CAPS e do Programa de Saúde Mental.

Em seu pronunciamento o prefeito Bruno disse ter conhecimento os altos índices de envolvimento dos jovens com as drogas lícitas e ilícitas e se comprometeu em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar ações definidas neste encontro.

A Promotora dra. Amélia Regina declarou que a falta de comunicação entre as diversas entidades que atuam operacionalmente no combate às drogas e apoio aos usuários é um grande entrave para a solução dos problemas.

O evento teve ainda uma palestra ministrada pelo dr. Jackson, explicando o funcionamento do Programa Saúde da Família, uma apresentação da dra. Ellen Guerra Verzaro sobre o CREAS e uma apresentação da sra. Elisangela Bottega, coordenadora do CAPS, sobre as atividades da entidade.

Ao final do evento, a Secretária de Saúde, dra. Iara Callfass comentou que a participação das pessoas superaram suas expectativas. Dentre as propostas apresentadas destacamos a interligação e informatização das entidades que atuam no combate ao uso de drogas, e a apresentação de uma moção pela Câmara de Vereadores ao Governo do Estado para a manutenção do PROERD.