Secretaria de Saúde define plano de ação sobre coronavírus

A secretaria municipal de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta sexta-feira (13) uma capacitação com todos os profissionais das unidades para apresentar um plano de ação para os casos suspeitos de coronavírus no município. A capacitação foi realizada no auditório da Unoesc Xanxerê. Estiveram presentes ainda Samu e representante do Doctor Home.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, o objetivo foi preparar os profissionais de saúde para receberem os pacientes suspeitos de coronavírus no município. Além disso, os profissionais foram orientados a como se proteger também em relação ao atendimento ao paciente, bem como a propagação da doença.

“Este é um momento de muita importância na saúde do município, sempre sabendo que o coronavírus não chegou a nossa cidade ainda, mas temos uma situação de pandemia. A doença já chegou ao estado e precisamos estar preparados para atender os possíveis casos que possam vir a surgir, sem pânico, mas com zelo”, destacou Francis Mara.

De acordo com ela, os pacientes que tiverem os sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. “O paciente será avaliado pelo médico e quando for suspeito será realizada a notificação e coleta do exame na própria unidade de saúde”, destaca Francis Mara.

A secretaria municipal de Saúde conta com uma equipe que está altamente capacitada para fazer a coleta dos exames para o coronavírus, sendo que o laboratório de referência é o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, para onde os exames serão encaminhados. O município já conta com os kits, com os materiais prontos casa haja algum suspeito em Xanxerê.