ExpoFemi 2020: Tecnologias assistivas farão parte da praça da inovação

A Comissão de Eventos de Tecnologia da ExpoFemi reuniu-se na manhã desta segunda-feira (02) com representantes das entidades que desenvolvem trabalhos junto aos portadores de necessidades especiais do município. Estiveram presentes representantes do COMDE, APAE, APADAVIX E FCDX, além da presidente da Comissão de Acessibilidade, Luciana Contini e do Presidente da ExpoFemi 2020, Oscar Martarello.

A ideia é trazer para a Praça da Inovação novas tecnologias e soluções inovadoras para as áreas de Acessibilidade e Inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

Com esse objetivo será disponibilizado um espaço dentro da Praça da Inovação onde as entidades deverão trazer e apresentar soluções inovadoras para a área, sejam elas um produto, processo ou gestão.

O presidente da Comissão de Eventos de Tecnologia, Engenheiro Civil Carlo Antunes dos Santos, expôs a ideia e pediu a ajuda das entidades para que este espaço seja realmente um diferencial em termos de inovação.

O responsável por coordenar este espaço destinado às Tecnologias Assistivas, consultor Ivan Durand Junior, explicou o projeto, falou de alguns contatos já em andamento e sugeriu que os presentes apresentassem sugestões de produtos e inovações para serem expostas na ExpoFemi. “A importância desta comissão é mostrar os equipamentos e projetos realizados por diversas empresas brasileiras e assim dar maior visibilidade em produtos que podem facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência. Além disso o desenvolvedor do produto, pode realizar uma parceria com uma empresa da região, desenvolvendo-o com um preço mais acessível. O conhecimento das tecnologias é muito importante assim como saber o que é produzido no Brasil”, explica Durand, que tem uma filha com paralisia cerebral.