Saúde proporciona atendimento terapêutico a gestores e assessores pedagógicos de Xanxerê

Uma tarde de atividades diferenciadas. Assim pode-se definir a tarde desta sexta-feira (31) para as gestoras e assessoras pedagógicas da secretaria municipal de Educação de Xanxerê. As profissionais puderam conhecer alguns tratamentos que utilizam recursos terapêuticos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê.

Através do projeto “Cuidar de quem cuida”, a secretaria municipal de Saúde ofereceu às gestoras e assessoras pedagógicas meditação, auriculoterapia, reiki, cone hindu e reflexologia através das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), as quais são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças.

O Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece atualmente 29 PICS, as quais auxiliam no tratamento de algumas doenças, além de proporcionar o bem-estar do paciente, visando proporcionar o equilíbrio no seu dia-a-dia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, a rede municipal de Saúde de Xanxerê vem desde 2019 se qualificando através das PICS visando oferecer as práticas como forma de complemento na qualidade de vida do paciente. “Basta o paciente que tiver interesse procurar a sua unidade de saúde e solicitar o agendamento do tratamento que ela deseja receber”.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Favero, destacou que este foi o primeiro encontro do ano letivo de 2020 em parceria com a Secretaria de Saúde para que os colaboradores da Educação, que estão sempre atendendo possam ter um dia de atividades voltado especialmente à eles. Claudia salientou que o dia das gestoras e assessoras pedagógicas começou com um encontro pela manhã aonde foi debatido as atividades programadas para o ano letivo.

O vice-prefeito Ivan Marques, que esteve acompanhando as atividades destacou que é importante a união dos dois principais pilares da sociedade voltando o foco à saúde, “buscando força e a coragem para trabalhar mais um ano letivo. Espero que vocês possam se entregar e aproveitar ao máximo o que está sendo oferecido hoje a vocês, pois tudo foi pensado com muito carinho para bem recebê-las”.