Xanxerê é o 2º município melhor avaliado em efetividade na gestão municipal em Santa Catarina

Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) divulgou nesta quarta-feira (28) os dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Xanxerê aparece na segunda posição no estado, com índice de 0,81, sendo o 2º município melhor avaliado em efetividade na gestão municipal no estado de Santa Catarina.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal, elaborado pela Corte de Contas do TCE/SC, mede a eficiência das administrações referente a 2018 das ações do administrador público. O IEGM mede o grau de aderência das gestões municipais a práticas de controle em sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil (cidades protegidas) e governança em tecnologia da informação.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Xanxerê, Jader Danielli, este resultado é consequência de um trabalho sério, organizado, somatório das ações que vem sendo desenvolvidas pela secretaria de Administração em parceria com o Controle Interno do município e demais secretarias. “Somos uma administração organizada, estamos com as contas em dia, o que mostra a efetividade de nossa gestão”.

O município teve ainda um destaque no índice de efetividade Ambiental e Cidade, com pontuação máxima: A. O resultado do índice se deve a programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais visando a contínua qualidade ambiental no município.

Além disso, o secretário de Administração e Finanças reforça que este é o resultado da reforma administrativa, a qual reorganizou a secretaria e reestruturou os serviços prestados, bem como organizou os conselhos.