Prefeitura de Xanxerê promove 1ª feira de empreendedorismo escolar

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Econômico, promove a 1ª feira de empreendedorismo escolar e mostra de serviços e produtos de microempreendedores. O evento é realizado em parceria com a Sala do Empreendedor e Sebrae e será realizado na próxima sexta-feira (08), às 18h30, no Salão Nobre da Igreja Matriz.

A feira será realizada através do desenvolvimento do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que foi desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida e Paul Harris. Os temas trabalhados foram ecopapelaria no 6º ano, artesanato sustentável no 7º ano, empreendedorismo social no 8º ano e novas ideias, grande negócios no 9º ano.

O objetivo do JEPP é disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favorecem o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Os professores foram capacitados pelo Sebrae para ministrar o curso nas escolas. O município já trabalha com o empreendedorismo escolar através do JEPP desde 2016 nas turmas do 1º ao 5º ano e este ano implantou o curso para os jovens do 6º ao 9º ano.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Fávero, o JEPP é um projeto de extrema relevância para os alunos, “pois ensina desde cedo que é muito importante empreender desde jovem, não apenas enquanto empresas, mas saber empreender na vida também”.

Cláudia salienta a importância do Sebrae neste projeto, pois ofereceu a capacitação aos professores da rede municipal de ensino para que os mesmos pudessem colocar em prática com os alunos. “Precisamos agradecer todos os envolvidos no desenvolvimento do JEPP, bem como o empenho e dedicação dos professores e alunos na participação do mesmo”.