Viveiro municipal de Xanxerê inicia plantio de mudas

O viveiro municipal de Xanxerê, reinaugurado no mês de setembro, inicia o plantio de mudas de flores nas rótulas, praças e prédios públicos no município. Hoje entre flores e mudas nativas estão sendo produzidas cerca de 15 mil mudas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape, a secretaria está com um novo projeto, das hortas medicinais, cujo objetivo é distribuir ervas medicinais nos postos de saúde, bem como criar hortas nos clubes de mães nas comunidades do interior. Para tanto, estão sendo cultivadas no viveiro municipal mais de 12 espécies de ervas medicinais.

Além disso, estão sendo novamente produzidas cerca de 10 mil mudas de hortaliças neste primeiro momento, as quais devem ser distribuídas nos próximos dias para as duas hortas comunitárias existentes no município. “Também pretendemos entregar as mudas de hortaliças para os colégios que tem hortas e necessitam de mudas”, destacou o secretário.

O viveiro está produzindo mudas nativas, frutíferas, flores, hortaliças e temperos, proporcionando uma economia aos cofres públicos, além de estar embelezando das praças e ruas da cidade e logo após as unidades de saúde e os colégios.