Apresentações culturais marcam I Edição do Recital de Música

A noite desta sexta-feira (04) foi de belíssimas apresentações culturais durante a realização da I Edição do Recital de Música. Promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê e pela Escola de Música Multi-Show “Música em Ação”, mais de 30 alunos mostraram o seu talento musical ao público que compareceu para prestigiar o recital, que foi realizado Centro Comunitário da Igreja Matriz de Xanxerê.

A diretora de Cultura de Xanxerê, Aguinetes Barfknecht, destacou que o projeto existe desde 2017 e atende crianças, jovens e adultos através de aulas gratuitas de violão, piano, teclado, flauta doce, sax, trompete, trombone, clarinete, violoncelo, violino, técnica vocal e canto. As aulas da oficina de música são realizadas as terças-feiras de manhã, tarde e noite, no Edifício Estácio, localizado na rua La Salle.

No próximo ano iremos dar mais apoio e incentivo na contratação de novos professores para que fortaleça ainda mais o projeto, “pois este é um projeto importante, pois movimenta e incentiva a cultura local. Tem alunos que estão no projeto desde o início e a gente percebe o quanto isso é importante para eles”, disse Aguinetes.

A oficina atende 100 alunos entre crianças, adolescentes e adultos. Uma delas é a aluna Beatriz Maria Tombini, que faz aulas de canto, flauta doce e teclado. “É maravilhoso, não dá para descrever, é muito bom para memória, as aulas são ótimas, os professores são também. Minha vida mudou completamente depois que comecei com as aulas”.

Para a professora e coordenadora do projeto, Maria Damarat, o projeto é importante para a comunidade xanxerense, permitindo que os alunos tenham uma oportunidade para aprender gratuitamente com as aulas. “É emocionante de ver a evolução no domínio do instrumento de estudo de cada aluno, alguns na escola desde o início do projeto”.

O prefeito Avelino Menegolla destacou que este tipo de evento é muito importante para valorizar e apoiar a cultura, de forma especial aos jovens, envolvidos em projetos como este. “Precisamos incentivar e dar cada vez mais oportunidade aos nossos jovens para que possam praticar e destacar-se futuramente”.