Audiência pública avalia metas fiscais do 2º quadrimestre

A Prefeitura de Xanxerê realizou na manhã desta sexta-feira (27) audiência pública para avaliação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2019.  A audiência é estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e deve ser realizada pelo Poder Executivo.

De acordo com a Controladora Interna do município, Andreza Gallas, foram demonstradas as aplicações em saúde, educação, gastos com pessoal, as metas com receita e o cronograma de desembolso. “Na avaliação deste 2º quadrimestre, as metas foram superadas, sendo que o município arrecadou mais que o município tinha previsão”.

Além disso, o índice da saúde foi aplicado com folga. A previsão é de que se gaste 15%, sendo que foi aplicado 24,45%. Já a educação, segundo Andreza,  está com tendência ao cumprimento do índice, que é de 25%, sendo que até este 2º quadrimestre fechou em 24,70%.

“Em relação as despesas pessoais, o município atingiu o montante de 53,17%, ficando acima do limite prudencial, o que impede algumas medidas como o aumento salarial que está sendo negociado com o sindicato”, disse Andreza, complementando que o município mostra o equilíbrio das contas, “tanto que teve um superávit de arrecadação e as despesas liquidadas não superaram as receitas arrecadadas. Pode-se dizer que o quadrimestre está sendo avaliado de forma positiva, com equilíbrio das contas públicas”, finalizou.