Projetos da Secretaria de Assistência Social são selecionados para apresentação em Seminário Estadual

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social vai representar Xanxerê no X Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, que acontece de 29 a 31 de maio, em Florianópolis, realizado pela FECAM. Dois projetos desenvolvidos no município foram selecionados para relatos de experiências de boas práticas.

A organização do seminário selecionou experiências exitosas na execução das Políticas de Assistência Social, executadas pelos municípios no Estado de Santa Catarina. De Xanxerê, foram selecionados dois projetos: Programa Famílias Acolhedora para idosos e pessoas com deficiência e, o segundo, o Cumprimento de Media Socioeducativa e meio aberto como propulsor cultural, profissional e de cidadania – a experiência dos adolescentes de Xanxerê.

Saiba mais sobre os projetos selecionados

Programa Família Acolhedora para idosos e PCD: a experiência de Xanxerê – A ausência de cuidado com os idosos e as pessoas com deficiência é uma realidade anterior as políticas públicas. Se por um lado, o advento dos direitos sociais foram se estabelecendo após a Constituição Federal, o decréscimo do número dos membros das famílias, a consolidação da mulher no mercado de trabalho entre outros aspectos econômicos, sociais e culturais, geram o abandono e a violência.

Com o advento do SUAS, o município aprovou a Lei nº 3260/2010 que instituiu o Programa de Acolhimento Familiar. No ano de 2016, o programa passou por uma reestruturação e uma vez que não é tipificado o acolhimento familiar para idosos e pessoas com deficiência e diante da demanda que existia no município, optou-se em alterar a lei inicial e criar o Família Acolhedora para Idosos e Pessoas com deficiência enquanto programa, sendo uma iniciativa pioneira no Brasil.

Atualmente, integra o grupo de trabalho que vem discutindo regulamentação estadual do Programa Família Acolhedor apara idosos e PCD enquanto serviços, formado pela gestão da Assistência Social de Xanxerê, de Chapecó, Ministério Público de SC, a SST, Conselho Estadual do Idoso e FECAM.  O objetivo é estabelecer na legislação nacional a oferta deste programa enquanto serviço socioassistencial, aos moldes do programa executado no município.

Experiência dos adolescentes de Xanxerê – Desde 2015, o Serviço de Medidas Socioeducativas de meio Aberto criou uma metodologia com objetivo de qualificar o trabalho social, bem como, fortalecer o caráter socioeducativa na execução de PSC. O projeto piloto teve resultados positivos e outras oficinas socioeducativas foram planejadas com atividades contemplando a reflexão e as temáticas específicas: tais como: Oficina de trânsito, Leitura, Contação de História, Culinária, Jardinagem e Arborização.

No ano de 2018, com parceria do Departamento Municipal de Cultura foram desenvolvidos projetos com os adolescentes em ato infracionais, os quais tiveram acesso a dança, fotografia e boxe, Projeto “A arte como Vivência cultural: Reinventando o território Urbano” e “Projeto Eu’s em Ação”. As oficinas profissionalizantes, ficaram por conta da parceria com o SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas e o CIEE- Centro de Integração Empresa Escola,

Após passar pelas oficinas, os adolescentes desenvolveram ações comunitárias em escolas, serviços públicos e entidades como: educação no trânsito, contação de histórias, apresentação de coral, doação de produtos artesanais, jardins suspensos, exposição fotográfica, entre outras.