Secretaria de Saúde capacita 26 novas Agentes Comunitárias de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde capacita, durante esta semana, 26 novas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), aprovadas no último concurso realizado pela administração municipal, em 2018. A previsão é que a partir de fevereiro todas iniciem os trabalhos, que consiste, entre diversas atribuições, no cadastramento das famílias, auxiliando toda equipe da Secretaria para o diagnóstico dos pacientes de Xanxerê.

A capacitação tem duração de 40 horas e encerra na próxima sexta-feira. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Marinez Zancanaro, é de extrema importância que a comunidade atenda as Agentes Comunitárias de Saúde, repassem as informações para inserção no cadastro municipal.

– Precisamos conhecer os moradores de cada território, que são as áreas de abrangência das 12 unidades de saúde que temos no município. Com essas informações, temos condições de planejar diversas ações para a comunidade, saber quais as necessidades – explica.

Para a capacitação, que acontece em dois turnos, as orientações são repassadas pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde.  Com a capacitação o município passa a contar com cerca de 80 Agentes Comunitárias de Saúde.

Cronograma do curso Introdutório para o Agente Comunitário de Saúde

– Políticas públicas de saúde e organização do Sistema Único de Saúde; Ética no trabalho; Promoção e prevenção em saúde e Estrutura da Rede Municipal de Saúde; Cadastramento e visita domiciliar, com Ezequiel Delgado.

– Legislação específica aos cargos, competência e atribuições, com Juliana Duarte

– Formas de comunicação e sua aplicabilidade no trabalho e técnicas de entrevista, com Anna Alice Debiasi

– Território, mapeamento e dinâmica da organização, com Fernando Ebers e Marinez Zancanaro.