Logística Reversa: Secretaria de Políticas Ambientais orienta sobre destino correto do óleo de cozinha

A destinação correta do óleo de cozinha é uma preocupação ambiental e, para atender a legislação, a Secretaria Municipal de Políticas Ambientais adere a Logística Reversa, que tem o objetivo de minimizar os impactos, agindo diretamente no ciclo de vida dos produtos desde a matéria-prima até seu consumo final. O intuito é, portanto, destinar corretamente o óleo evitando que o meio ambiente seja contaminado.

A forma legal, e correta, de proceder à destinação do produto fez com que revendedores de resíduos perigosos, como é considerado o óleo de cozinha, sejam obrigados a disponibilizar aos consumidores serviços de recebimento dos resíduos.

A geógrafa da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais, Débora Tombini, ressalta que são grandes os impactos ambientais negativos causados pela destinação incorreta do óleo de cozinha usado hoje por toda população.

– Apenas um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de um milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos. Dessa forma, o destino correto do resíduo do óleo é compromisso de todos, colabore com o meio ambiente – reforça.

Ainda conforme a Secretaria de Políticas Ambientais, nas últimas décadas têm sido fundamental a preocupação em relação a uma cultura organizacional que se preocupa com o impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente.

– Uma das tendências mais relevantes à Logística Reversa, um instrumento de desenvolvimento econômico e social, aonde são realizadas ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento final ambientalmente adequado – finaliza.

Saiba os procedimentos adequados para descarte do óleo de cozinha:

– Após utilizar o óleo de fritura, armazene-o em um recipiente seguro evitando vazamentos.

– Não é recomendada a utilização de recipientes descartáveis (exemplos Garrafas Pets), dessa forma opte por um recipiente reutilizável para o acondicionamento desse óleo de cozinha.

– Não misture restos de comidas, água ou qualquer descarte junto ao óleo.

– Destine seu óleo de fritura ao posto de coleta junto aos revendedores de resíduos perigosos (óleos) – supermercados.

– Os estabelecimentos irão disponibilizar de um local para armazenamento do óleo.  Posteriormente esse óleo será recolhido por empresa devidamente licenciada que dará o destino final ao mesmo.

(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)