Serviços de limpeza do Rio Xanxerê e afluentes devem iniciar na próxima semana

A previsão da Secretaria Municipal de Obras é que os serviços de limpeza do Rio Xanxerê e seus afluentes iniciem a partir da próxima semana. O trabalho tem a intenção de evitar alagamentos e transtornos para os moradores. Para contratação de hora máquina para o serviço, o recurso foi descentralizado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, pelo secretário Adenilso Biasus, no valor de pouco mais de R$ 380 mil.

A obra deve iniciar no afluente do Rio Xanxerê na região próximo à sede da Água Mirim, no Bairro Frederico Ferronatto seguindo seu percurso, até a Rua Papa João XXIII. Ainda no fim do mês de junho o prefeito Avelino Menegolla esteve na ADR Xanxerê, com o secretário regional, Ideraldo Sorgatto, assinando o convênio para contratação da empresa. A Upemaq – Máquinas e Serviços Eireli EPP fará o serviço com horas de escavadeira hidráulica e caminhão.

A administração municipal havia iniciado os serviços, mas em razão de denúncia no MP, foi paralisados. Com a retomada do atendimento, a intenção do governo municipal é evitar os pontos de alagamento que há anos causam transtornos aos moradores em período longo de chuva.  O recurso para a realização da limpeza do rio é oriundo do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro).