Xanxerê passa a ter Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Juventude

Dois novos conselhos municipais foram oficialmente empossados, durante a noite da terça-feira (24). O ato ocorreu na Câmara Municipal de Xanxerê e reuniu autoridades, representantes das entidades e comunidade em geral. A partir de agora Xanxerê passa a ter o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).

Fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres representantes governamentais da Secretaria Municipal de Assistência Social; representante da Secretaria Municipal de Saúde; representantes da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais; representantes da Secretaria Municipal de Educação; representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; representantes da Câmara de Vereadores. E representantes não governamentais, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Coletiva Janete Cassol; Coletivo Sindical; Associação das Senhoras Rotarianas; Lions Clube; Entidades de Atendimento a Pessoa Idosa; Entidades de Atendimento a Pessoa com Deficiência; representantes do CDL e Acix; União Xanxerense das Associações de Moradores (Uxam); Clube de Mães e Movimento das Mulheres Camponesas.

E, no Conselho Municipal da Juventude, representantes das escolas do município, sejam elas públicas ou privadas; representante da Secretaria Municipal de Educação; representante da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer; representante da Secretaria Municipal de Assistência Social; representante da Acix; representantes da Associação Juvenil de Todos os Credos Religiosos; representante da Câmara Junior – JCI; representante do Rotaract; representante da Comissão do Jovem Advogado da Subseção da OAB/SC; representante da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê e, um representante da Câmara de Vereadores.

O vice-prefeito Ivan Marques participou do evento e parabenizou todos pela iniciativa e destacou que este é mais um canal de discussão e debate.

– É um espaço para fortalecer e fomentar o debate. Cabe a nós, homens públicos, fazer com que se desburocratize o sistema e possamos melhorar a vida das pessoas. A participação dos conselhos faz com que essas discussões se tornem possíveis – comenta.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Lenoir Tiecher, reforçou que são mais duas ferramentas importantes para discutir políticas públicas. Já o vereador Adriano De Martini, que foi o proponente para criação do Conselho Municipal da Juventude, ressaltou ser um momento de alegria e satisfação, além de teor histórico já que desde 2013 buscava-se a efetivação do conselho.