Mais de 200 mulheres realizaram exames na primeira semana do Mutirão da Mamografia

A ação segue até o mês de setembro em Xanxerê e deve efetuar 1,1 mil mamografias e 1,2 mil preventivos

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com o Sesc Santa Catarina, atende há  uma semana com a Unidade Móvel do Sesc, que realiza exames de mamografia e preventivo. O ônibus está localizado em frente ao Pronto Atendimento Municipal e os atendimentos são realizados por hora marcada, conforme cronograma prévio da Secretaria Municipal de Saúde.

Do dia 9 de julho, quando os exames iniciaram até a segunda-feira (16), foram realizados 124 mamografias. Porém, seis mulheres não compareceram e, outras cinco não puderam fazer por estarem com menos de um ano amamentando. Já os exames de preventivo de colo de útero, foram 86 e, desses, 46 mulheres não compareceram e não informaram o motivo da ausência. Outras oito não puderam fazer, por motivos técnicos diversos. Em resume, 24% das pessoas que agendaram os exames, não compareceram.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, ressalta as mulheres que compareçam para os exames no dia e horário marcado, do contrário, tira a vaga de outras mulheres.

– Realizamos o mutirão para atender as nossas demandas, mas precisamos que as pacientes comparecem, se não tiram a oportunidade de outras pessoas e não podemos deixar que isso ocorra, é preciso cumprir cada dia e horário marcado para o exame – disse.

A previsão é realizar mais de 1,1 mil exames de mamografia, 1,2 mil papanicolaus (exame de preventivo) e mais de 1,5 mil atendimentos em educação em saúde. Esta é uma importante ação, para que a mulher cuide de sua saúde. A preocupação da administração municipal é atender a toda comunidade através dos serviços, porém, esbarra na ausência de muitos pacientes, que solicitam consultas ou exames. Essa prática tem deixado a Secretaria Municipal de Saúde, também, preocupada pois tira a oportunidade de atendimento a outras pessoas.