Vacinação contra a gripe é ampliada para novas faixas etárias

A partir de segunda-feira (18), crianças de 5 a 9 anos e adultos a partir de 50 a 59 anos também serão vacinadas contra a gripe no município de Xanxerê. O objetivo de ampliar a campanha é reduzir o número de pessoas infectadas com o vírus H1N1 nessa faixa etária. A campanha é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Setor de Imunização.

Os critérios para elegerem este grupo foram discutidos com o Comitê Técnico Assessor em Imunização, com o Grupo Técnico em Vigilância em Saúde e Comissão Intergestores Tripartite e foram definidos conforme situação epidemiológica e vulnerabilidade para complicações.

A categoria dos Policias Civis e Militares e os funcionários das escolas e cemeis também poderão ser vacinados. A vacina deve ser feita na unidade de referência mais próxima de casa. Para se vacinar, é preciso apresentar carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação profissional. No caso dos funcionários das escolas, apresentação da carteira de trabalho ou crachá.

De segunda a sexta-feira o atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Somente na Sala de Vacinação do Posto de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, das 7h às 19h. 

(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)