Ações da Secretaria de Saúde reduzem número de focos do mosquito da dengue em Xanxerê

Através de várias ações realizadas pela Prefeitura de Xanxerê e Secretaria Municipal de Saúde, o município reduziu para apenas 128 o número de focos do mosquito da dengue nestes dois primeiros meses de 2018. A atuação é voltada para a conscientização da comunidade, com orientações e campanhas de comunicação, bem como realização de mutirões e reativação da Sala de Situação. Desta forma, o município caiu dez posições na lista estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Em 2017, Xanxerê teve 850 focos do mosquito, quantidade que colocava o município em segundo lugar no Estado com mais registros. A redução na lista se deu em razão de todas as ações de combate ao mosquito por parte Secretaria Municipal de Saúde, que contou com forte envolvimento da comunidade de todos os bairros. O prefeito Avelino Menegolla ressalta que é preciso manter os cuidados.

– Realizamos diversas ações, que já podemos ver resultado, mas não podemos parar. Por isso pedimos que a população, que sempre nos ajuda, continue auxiliando nesse combate ao mosquito – comenta.

O secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Lovatel, lembra que com a reativação da Sala de Situação, que conta com membros de todas as secretarias municipais, além de representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, foi possível desenvolver o trabalho.

– Temos um longo trabalho pela frente, mas com o apoio que tivemos e envolvimento da comunidade, conseguimos iniciar a mudança do cenário. Mas, mesmo assim, precisamos seguir nossas estratégias e solicitar que a comunidade mantenha, sempre, os cuidados básicos – reforça.

Ações e mutirões nos bairros

Para diminuir os focos, cada vez mais, o Programa de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde tem atuado com as agentes em todas as regiões do município. Entre as ações desenvolvidas no fim do ano passado e, nestes primeiros meses, que obteve a redução do foco, então: mutirão nos bairros São Romero, Sufiatti, Bela Vista e Vila União, com envolvimento das agentes de saúde; recolhimento e destinação correta de mais de seis mil pneus; orientações à população e também no cemitério, onde muito lixo é jogado; recolhimento de lixo feito pela Continental e, a eliminação de vários depósitos grande nos bairros e centro.

Assessoria de Immprensa