Secretaria de Educação faz parceira com Sesc para ciclo de palestras com professores

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sesc proporcionou aos professores do município, Sesc Escola e educação infantil uma capacitação diferenciada. Através do ciclo de debates, que ocorrem desde a segunda-feira (5) e se estendem até o fim desta semana, foram realizadas palestras com profissionais de renome nacional.

Na abertura, os professores tiveram uma palestra com a psicopedagoga e neuropsicóloga Andrea Lemos capoani de Moura, que abordou o tema Autismo: conceituações, sinais precoces e encaminhamentos. As professoras tiveram contato com duas mães de alunos autistas e puderam ouvir relatos da importância e influência dos professores na vida dos alunos autistas. Participaram, ainda, de uma palestra motivacional e relacional do congolês Alain Baderha Kalema, graduado em psicologia comportamental, teologia, filosofia e antropologia e trouxe para os professores a palestra Educar: entre eu, nós e cuidados. O melhor de si a serviço de todos.

Na terça-feira (6), foi dia da palestra com Alvine Genz Gaulke, mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua com a linha de pesquisas sobre infância, psicopedagogia, didática, educação infantil, formação de professores, relação pedagógica, infância e música. Alvine dividiu com os educadores suas experiências na área da Educação dando ênfase à primeira infância e projetos para serem desenvolvidos com crianças de 0 a 7 anos.

O ciclo de debates encerrou na quarta (7), com a palestra do professor libanês Hani Zehdi Amine Awad, que é professor universitário e de pós-graduação nos cursos de educação física e pedagogia, escritor dos livros Brinque Jogue Cante e Encante com a recreação também educação física escolar múltiplos caminhos e recreação Total. O professor Hani tem ainda de sua autoria músicas as quais gravou em um CD chamado cante Brinque Brasil.  Hani integra o ranking dos mais conceituados palestrantes na área de recreação e ludicidade do Brasil.

A secretária Municipal de Educação, Claudia Fávero, disse estar satisfeita com a parceira com o o Sesc, nesta capacitação aos professores, antes da volta às aulas.

– Estamos muito satisfeitos com esta parceria que fizemos com o Sesc para formular este maravilhoso ciclo de debates e percebemos pela empolgação e motivação dos professores  que acertamos nos temas abordados e nos palestrantes Escolhidos.  Esperamos que toda essa motivação continue conosco durante todo o ano de 2018 e que os ensinamentos aqui recebidos perdurem por toda nossa vida – comenta, lembrando que a capacitação segue até sexta (9), no auditório da Prefeitura de Xanxerê e, outras ao longo do ano letivo.

Parceira com o Sesc Xanxerê

Luciana Carmo, gerente do Sesc Xanxerê avalia como positiva a ação realizada durante esta semana no município.

– O projeto ciclo de debates vem acontecendo há bastante tempo com pouca adesão de público. Mas, com a parceria pudemos atingir um número expressivo de educadores – comenta.

A gerente reforça que os temas abordados nas palestras foram relevantes e importantes para  reflexão da prática pedagógica, com profissionais experientes em suas áreas trazendo inovação para a educação.

– Esperamos manter a parceria para os próximos anos, pois o Sesc tem um olhar especial para a educação e nossa meta é tornar a escola um ambiente vivo, onde os a alunos com a mediação dos professores se tornem protagonistas de suas histórias – finaliza.