Prefeitura de Xanxerê e Sebrae assinam contrato do Programa Cidade Empreendedora e JEEP

Foi assinado na manhã desta terça-feira (28) o contrato de prestação de serviços para a execução do Projeto Cidade Empreendedora e também para a realização do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ambos através do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE).

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. O objetivo é o atendimento às políticas de desburocratização, agentes de desenvolvimento, sala do Empreendedor e Compras Públicas, permitindo ao município estar de acordo com a Lei Complementar 123/2006.

Já o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) trabalha com o empreendedorismo escolar desde 2016 nas turmas de 1º ao 5º ano e em 2019 apostou na implantação para os jovens de 6º ao 9º ano. Em 2020 será voltado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do JEPP é disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favoreçam o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

O diretor Superintende do SEBRAE/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou a importância da assinatura do programa para o Sebrae e para o município. “O empreendedorismo está crescendo muito, principalmente entre os jovens, os quais têm uma vocação empreendedora, o que ajuda e muito no desenvolvimento do município. O Sebrae está aqui para ajudar, para orientar, bem como para apoiar o desenvolvimento territorial”.

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, enalteceu o trabalho do Sebrae e disse ser um admirador do trabalho desenvolvido, o qual está dando condições e oportunidade para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Esse conjunto dos esforços das entidades e administração municipal permite a construção de algo melhor, visando as pessoas e o desenvolvimento das mesmas. Nós precisamos cada vez mais gerar emprego e dar oportunidade às pessoas”.

A assinatura foi realizada na Prefeitura de Xanxerê e contou com a presença do diretor Superintende do SEBRAE/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, coordenador regional do Sebrae, Enio Alberto Parmeggiani, além dos secretários municipais, vereadores, Unoesc Xanxerê, Conselho Municipal de Educação, Acix e CDL.