Estiagem: Prefeitura conta com 3 caminhões para distribuir água nas comunidades do interior

Diante da situação que diversos agricultores estão enfrentando, por conta do princípio de estiagem, a Secretaria Municipal de Agricultura tem distribuído água para o tratamento dos animais e consumo humano. Na tarde da quinta-feira (21), o prefeito Avelino Menegolla acompanhou uma das entregas e esteve com os agricultores. Não há previsão de chuva forte para os próximos dias e, a situação passa a ser ainda mais preocupante.

Desde o fim da manhã da quarta-feira a Prefeitura de Xanxerê conta com três caminhões tanques, cedidos pelo Corpo de Bombeiros, onde mais de 85 mil litros de água são entregues. Conforme o prefeito, os agricultores enfrentam essa dificuldade desde o início do mês de setembro, por conta da falta de chuva.

– Sabemos da importância dos nossos agricultores e, por isso, fazemos nossa parte em ajudar nesse momento de estiagem, não deixando que tenham mais prejuízos – disse.

O secretário Municipal de Agricultura, Edson Zape (Timão), contabilizou os trabalhos realizados na tarde da quinta-feira.

– Em quase quatro horas de trabalho, conseguimos levar água até duas comunidades. O trabalho é lento, precisamos do tempo de abastecer, deslocamento e ainda a entrega da água, que em alguns locais as caixas d’água estão em difíceis acessos, mas estamos auxiliando a todos que nos solicitam apoio – disse.

Apoio aos agricultores

A agricultora Zelinda Carnevalli, da Linha Costa do Irani cria 600 suínos e 50 vagas. Ela agradeceu a prefeitura pelo apoio nesse momento de maior necessidade, fazendo com que as atividades da propriedade sejam mantidas.

– Se não fosse a prefeitura, eu não sei o que seria. Já recebi água por quatro vezes – conta.

E o agricultor Paulino da Rocha Brum mora com a esposa, no Perau das Flores. Ele precisou de água, não somente para tratar os animais e regar a horta, mas para o seu consumo.

O prefeito, juntamente com sua equipe técnica, aguarda agora o parecer técnicos da Defesa Civil Regional e Municipal, que avaliam a situação em Xanxerê, com a possibilidade de decretar situação de emergência por estiagem.