Equipe técnica da Prefeitura de Xanxerê conhece programa do BRDE para projeto de mobilidade urbana

O gerente regional do Oeste Catarinense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paulo César Antoniollo, esteve em Xanxerê na quarta-feira (8), repassando informações sobre a abertura de um Programa Avançar Cidades do Ministério das Cidades, em relação a projetos de mobilidade urbana. O gerente foi recepcionado pela equipe técnica do governo municipal, em razão da ausência do prefeito, que cumpre agenda em Florianópolis.

Xanxerê pode receber até R$ 15 milhões e, tendo interesse, deve realizar até o fim de junho uma pré-inscrição com valores aproximados dos tipos de projetos que pretende captar. O gerente regional do BRDE informou que Xanxerê tem condições de participar da primeira etapa do programa, que compreende cidades com até 250 mil habitantes e boa capacidade financeira, um dos critérios elencados. Entres os projetos a serem apresentados estão, além da pavimentação, os terminais, estações e abrigos, pequenas pontes e travessias, sinalização viária, infraestrutura para pedestres e ciclovias, medidas de moderação de tráfego e o Plano de Mobilidade Urbana.

O BRDE será um dos agentes para intermediar a captação de recursos. O assessor jurídico da Prefeitura de Xanxerê, Fernando De Marco, esteve no encontro e explicou que os financiamentos podem ter até 48 meses de carência, com prazo de pagamento de 20 anos a uma taxa de juro subsidiada.

– Não há dúvida que esta é uma linha de financiamento interessante pelo prazo de carência e tempo de amortização da dívida, mas vamos fazer reuniões internas para debater o assunto e analisar as demandas e projetos que podem ser encaminhados – disse.

Participaram também do encontro, que aconteceu no gabinete, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, o diretor de Desenvolvimento Rural, Edson Zape, o presidente da ExpoFemi 2018, Cristiano Toffolo e o vice, Oscar Martarello, além do vice-presidente da Sicoob, Fernando Callfass e do gerente de negócios da cooperativa, Décio Pavan, entidade parceira do BRDE em Xanxerê e que intermediou o encontro.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria