Caminhão-escola do Procon orienta alunos de Xanxerê

             

Fica no município até o dia 25 de setembro, a unidade móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor. A estrutura disponibilizada pelo Procon de Santa Catarina, esta instalada na Praça Tiradentes (Rua Rui Barbosa) em um caminhão baú, que se transforma em sala de aula. Com capacidade para atender 40 pessoas ao mesmo tempo, a unidade oferece secretaria, sistema de audiovisual e material didático.

Segundo a secretária administrativa do Procon de Xanxerê, Rosemary Bona, as palestras que acontecem no caminhão-escola estão sendo direcionadas para alunos de 3ª a 5ª séries do ensino fundamental das redes pública e particular.

“O objetivo é mostrar para aos pré-adolescentes qual a importância do órgão, que ainda é jovem, com apenas 15 anos de atuação”, destacou.

Em cinco dias no município, a unidade já recebeu visitas de 230 alunos das escolas municipais e estaduais. A partir desta quarta-feira, 23, serão atendidos os alunos da rede particular de ensino.

“A nossa previsão de atendimento é oferecer orientação para mais de mil alunos”, informa Rosemary Bona.

Os alunos recebem informações sobre o teor do Código dos Direitos do consumidor e vídeos educativos, que mostram a diferença entre fornecedor e consumidor. O que é propaganda enganosa que atingem o público infantil e as vendas casadas.

“Todo um básico para que os alunos possam conhecer alguns aspectos fundamentais da atuação do Procon”, concluiu.

As palestras estão sendo ministras pela secretária administrativa do Procon de Xanxerê, Rosemary Bona, e pelo fiscal Cláudio Winckler.