Conferência define propostas para ampliação do SUAS

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Xanxerê, realizada durante essa terça-feira (04), no Centro Comunitário da Matriz, foi marcada pela apresentação de propostas para enfrentar os desafios dos próximos 10 anos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Criado em 2005, o SUAS foi o responsável pela padronização dos atendimentos assistenciais em todo o país. “O Sistema garantiu uma melhor eficiência no atendimento às pessoas com vulnerabilidade social. Isso foi fruto desse padrão implantado, que garantiu atendimentos preventivos aos usuários. Antes era atendida somente a conseqüência”. Explicou, Iraci de Andrade, Dra em Serviço Social e palestrante da Conferência.

Entre os pontos positivos dessa década de SUAS, foi a unificação dos programas de transferência de renda, que se transformaram no Bolsa Família. “Antes do Bolsa Família o público atendido era de 4 milhões de pessoas, hoje são 15 milhões. Isso graças a unificação do sistema. Entretanto, o ponto principal é que a geração de renda proporcionou uma melhor qualidade de vida, principalmente no que se refere a alimentação. Essas 15 milhões de pessoas não passam mais fome”, ressaltou.

Os desafios para os próximos anos serão os ligados, principalmente, no aumento dos valores que financiam os serviços de atendimentos sociais. Atualmente 80% dos recursos destinados às prefeituras são utilizados para a transferência de renda. “Sobra apenas 20% para as prefeituras suprirem as necessidades com as folhas de pagamentos e para a operacionalização dos serviços“, destacou a Dra. Iraci. Segundo ela a partir de agora será necessário aplicar um volume maior de recursos nos serviços assistenciais, para proporcionarem aos usuários do SUAS a possibilidade de qualificação profissional.

O secretário municipal de Assistência Social, Amélio Radaelli, disse que a Conferência foi um momento democrático. “Foi muito importante. Toda a comunidade pode participar na elaboração das metas para os próximos 10 anos do Suas”, concluiu.

No Cadastro Único para Programas sociais (CadÚnico), da prefeitura de Xanxerê, estão registradas 5 mil famílias. No Bolsa, Família são atendidas 500 famílias e mil são assistidas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao final, foram escolhidos os delegados, da sociedade civil e governamentais, que irão participar da Conferência Estadual entre os dias de 30 de setembro a 2 de outubro em Florianópolis.

DELEGADOS

Nomes

Representando

Rafaela Huning (titular)