Assistência Social quer consolidar o SUAS

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a Prefeitura de Xanxerê, juntamente com o Secretária Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Asssitência Social, realizam no dia 04 de agosto a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no Centro Comunitário da Igreja Matriz, localizado na Rua Papa João XXIII – Centro, das 8h às 11h45min e das 13h às 15h30min.

Desafios para os próximos 10 anos

Em 2015, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comemora uma década de existência. A experiência brasileira em implementar o Sistema Público, resultou na priorização da agenda federal, da atenção às populações mais vulneráveis e no compromisso dos entes públicos e da participação da sociedade civil. Para os próximos 10 anos, a prioridade é dar aprimoramento da gestão e qualificação das ofertas e maiores recursos financeiros e humanos para outras questões desafiadoras, como aquelas decorrentes de alterações ambientais e climáticas, sócio demográficas e no contexto econômico.

Os principais temas que serão debatidos nessa próxima década serão o acirramento de preconceitos e intolerâncias, vulnerabilidade de determinados grupos como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e jovens de famílias pobres, sobretudo negros. Além do crescimento da população idosa, imigrantes e refugiados, por exemplo, desafiam gestores, trabalhadores e conselheiros de Assistência Social a aprimorar a gestão do SUAS e a qualidade das ofertas para assegurar acesso a direitos com dignidade aos usuários do Sistema.

A conferência será aberta para toda a população, onde haverá momentos de discussão e avaliações das ações governamentais            e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.