Conferência debateu o Plano Municipal de Educação

Neste mês de Setembro aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Educação de Xanxerê, em caráter deliberativo, apresentando um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Municipal de Educação.

A Conferência teve por objetivo central propor políticas para a educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os sistemas de ensino.

O evento contou com a participação das instituições de ensino localizadas em Xanxerê, representantes de instituições federais, estaduais e municipais, entidades, segmentos sociais, representantes de poderes constituídos e dos sistemas de ensino,das entidades de trabalhadores da educação, sociedade civil, conselhos escolares e do Conselho Municipal de Educação.

Gestores escolares foram orientados através de palestras para desenvolver atividades, procurando sempre envolver toda a comunidade escolar (alunos, professores e pais).

A Conferência teve como tema principal: O Plano Municipal de Educação e sua articulação com os Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Educação, a partir dos seguintes eixos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Superior; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Tecnológica e Formação Profissional; Formação de Professores e Valorização do Magistério; Financiamento e Gestão da Educação.

Os debates na Conferência orientaram-se por uma visão ampla e abrangente sobre educação, primando pela garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões, pela consideração à representatividade dos segmentos e setores sociais e pelo fortalecimento da articulação entre os envolvidos.

Para a Coordenadora Geral, professora Deonilde Balduíno, neste momento é preciso agradecer à todos que se envolveram na organização da Conferência, desde a equipe da prefeitura através da secretaria de educação, e em especial ao Professor Dr. Claudio Luiz Orço (Presidente do Conselho Municipal de Educação) que trabalhou incansavelmente em todas as etapas da Conferência.

Segundo a coordenadora os trabalhos continuam, pois agora é o momento de sistematizar o Plano Municipal de Educação, para que então seja levado para a aprovação pelo legislativo. Após aprovação, o mesmo, norteará as ações educacionais do município para os próximos dez anos.