Defensor Público assume em Xanxerê

Na tarde desta segunda-feira (30) o prefeito, o vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, jurídico da Prefeitura e dirigentes da Unoesc recepcionaram o Dr. Fabio de Castro Thomazini que assume como defensor público da Comarca de Xanxerê.

O defensor inicia seu trabalho no final desta semana, vinculado a Vara Criminal da Comarca de Xanxerê, que compreende os municípios de Bom Jesus e Faxinal dos Guedes e Xanxerê.

Além da administração municipal se colocar a disposição da Defensoria Pública para o que for possível auxiliar, a Unoesc confirmou a instituição de ensino como parceira, cedendo um espaço no Núcleo de práticas Jurídicas para instalar o Núcleo da Defensoria Pública em Xanxerê. Para esta atividade vai contar com dois estagiários remunerados, um técnico e um analista, que estão por vias de nomeação, e abrir espaço para estágios não remunerados, sendo uma oportunidade para os acadêmicos de direito.

“É uma ajuda muito bem vinda para o trabalho da defensoria e muito importante para o aluno que passa a ter contato com o papel do processo”, comenta Fabio. O defensor pretende trabalhar de forma a tentar resolver os problemas extrajudicialmente, através de conversas e acordos. “É melhor do que levar para o judiciário e demorar cinco anos sabendo que em uma conversa direta se resolve em uma semana”, explica Fabio. Fabio de Castro Thomazini é paulista, de Ribeirão Preto, morou 16 anos em Brasília e veio para Santa Catarina através do concurso e escolheu Xanxerê para atuar como defensor público.

“Eu escolhi a cidade porque as informações que tive foram as melhores e o povo, mesmo que me falaram ser era uma cidade muito acolhedora, ainda assim me surpreendeu. Já estive em vários lugares por causa de concurso, e com certeza Xanxerê é o lugar que melhor me acolheu, é um povo muito atencioso e estou maravilhado com a cidade”, afirma.