Unidade de Saúde do bairro Aparecida/Matinho vai atender 3.900 xanxerenses

Foi assinada na noite desta terça-feira (12) a ordem de serviço para o início das obras da construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Aparecida/Matinho, em Xanxerê. A unidade vai beneficiar 3.900 habitantes dos bairros Aparecida, Matinho, além dos moradores das Linhas Três Pontes, Aterro Alto, São Paulo (próximo a pedreira), Invernadinha (Santa Cruz) e Serrinha (Aterro Alto).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Iára Helena Callfass, a unidade de saúde irá proporcionar maior conforto a todos os moradores dos bairros e do interior que poderão ser atendidos com a qualidade que merecem. “Essa unidade vai beneficiar a divisão dos pacientes conforme a proximidade de suas casas. Vocês mereciam isso e a gente estava lutando para poder trazer esta unidade de saúde para cá há muito tempo”, destacou a secretária aos moradores presentes.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi ressaltou aos presentes que o município investe hoje 24% do orçamento na saúde, uma das prioridades da administração municipal.

O projeto para a implantação de uma Unidade de Saúde do bairro Aparecida/Matinho começou ainda em 2009, segundo acrescentou o prefeito. “Muitos podem achar que demorou demais, mas se não fosse pelo empenho e determinação de nossa equipe, hoje não estaríamos assinando a ordem de serviço. Talvez muitos podem achar pouco, mas isso aqui ninguém tira mais. Tenho certeza que vocês merecem mais, mas isso virá aos poucos”, disse o prefeito.

A Unidade Básica de Saúde será construída em um terreno da administração municipal, com uma área total de 234,65 m², localizada nas esquinas das ruas Clara Camarão e Henrique Dias. O prazo de execução da obra é de 180 dias e o investimento é de R$ 300 mil, sendo R$ 200 mil do Governo Federal e R$ 100 mil de contrapartida da Prefeitura de Xanxerê.