Aprovado projeto que cria o programa Pão da Vida em Xanxerê

Foi aprovado na última semana, pela Câmara de Vereadores de Xanxerê, o projeto de lei BLB 064/2011, que cria o programa Pão da Vida.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, o projeto consiste na realização de Oficina de Panificação, a fim de oferecer um espaço de inclusão social, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da população usuária.

A Oficina de Panificação será um instrumento de auxílio na prevenção às expressões da questão social, como o trabalho infantil, violência, drogadição, dentre outros, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, encaminhamentos a rede interna e social e possibilidade de aprendizado, capacitação de adolescentes, visando à profissionalização.

“É o primeiro programa municipal de transferência de renda e vai atender, já em 2012, 20 jovens de 15 a 18 anos”, destacou a secretária. Segundo Neusa, os jovens devem estar frequentando a escola, apresentar situação de vulnerabilidade social que será avaliado por assistente social e psicóloga, ter renda igual ou inferior a três salários mínimos e comparecer até a secretaria acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.

Parte dos pães produzidos serão para subsidiar o programa Pão e Leite Amigo, da Secretaria Municipal de Educação. A secretária ressalta ainda que o jovem aprenderá a produzir pão, o que o torna qualificado para buscar uma vaga no mercado de trabalho, além de receber uma bolsa de 1/4 do salário mínimo. Também deverá frequentar dois dias a panificação e os outros três dias outros programas sociais. O tempo máximo de permanência será de dois anos.