Secretaria de Saúde Xanxerê é premiada pelo atendimento prestado nos na Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê classificou-se em 1º lugar no Estado, entre os municípios que possuem entre 25 e 50 mil habitantes, referente ao melhor desempenho na Avaliação da Atenção Básica, ou seja, pelos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O prêmio, no valor de R$ 50 mil, foi recebido na manhã desta quarta-feira (09) pelo prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, e pela secretária de Saúde, Iára Callfass, durante a realização do 5° Encontro Estadual de Saúde da Família, realizado em Florianópolis.

Para chegar a esta colocação, a gestão de saúde municipal passou por uma rigorosa avaliação, sob quatro critérios de desempenho gerencial: a eficiência, que é o critério de desempenho econômico que revela a otimização da capacidade instalada, a  eficácia, que é o critério de desempenho político que revela a realização das metas quantitativas e qualitativas, a efetividade, que é o critério de desempenho social que revela a maximização dos resultados, e  a relevância, que é o critério de desempenho cultural que revela a maximização dos impactos.

A secretária Iára ressalta também que Xanxerê foi premiada por estar dentro dos parâmetros exigidos pela Secretaria de Estado da Saúde, bem como pelo Ministério da Saúde. “São investidos 22% do orçamento do município na saúde, quando a média seria de 15%”, ressalta ela.

O valor da premiação recebida será utilizado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família para a compra de equipamentos e outros utensílios  que venham a  melhorar, ainda mais, o atendimento.

“Este prêmio eu quero dedicar a todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, agradecendo o empenho, a dedicação e ao profissionalismo desta grande equipe, pois, este é resultado da união de esforços de cada um, indistintamente”, finalizou a secretária.