Preparativos para a entrega dos carnês do IPTU 2011

A partir do dia 25 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Xanxerê iniciará a entrega dos carnês do IPTU 2011. Para que os contribuintes recebam e possam efetuar o pagamento do imposto com mais tranqüilidade, uma equipe formada por funcionários do Setor de Tributação realizará uma maratona após a chegada dos carnês da gráfica.

Inicialmente, será realizada uma grande vistoria de todo o material para eliminar possíveis falhas. Após isso, a equipe fará uma verificação com objetivo de identificar os contribuintes que informaram a construção ou reforma das calçadas e aqueles que informaram a transferência por compra ou venda dos imóveis a contar de 1º de janeiro. Por fim, os carnês serão organizados por ordem alfabética, o que dará maior agilidade no processo de entrega.

O imposto terá descontos para quem optar pelo pagamento da cota única, podendo chegar até 23%, se o IPTU de 2010 estiver em dia. Isso porque quem estiver com o imposto de 2010 em dia receberá 8% de desconto no pagamento da cota única.

Quem optar pelo pagamento da cota única até 21 de fevereiro terá desconto de 15%, acrescido de mais 8%. Pagamento da cota única até o dia 21 de março 10%, com os 8% para o imposto em dia. E quem fizer o pagamento da cota única até 25 de abril, terá 5% de desconto, mais os 8%.

Ainda há a opção do contribuinte quitar o IPTU em até oito parcelar, mas neste caso, não terá direito aos descontos.

Segundo o coordenador do Setor de Tributos da prefeitura, Leomar Deitos, há uma grande expectativa dos contribuintes alcançarem o desconto máximo de 23%, pois em 2010 a maioria das pessoas quitaram seu imposto. “A população respondeu positivamente, entendendo que seu IPTU gera obras e serviços no município. Tivemos 73,45% de recebimento do IPTU no ano passado, o maior valor registrado até hoje,”, informa Deitos.

Para a população xanxerense, o pagamento do IPTU em dia tem se tornado uma grande vantagem, pois além de não pagar multas e juros, recebe descontos muito atrativos.