Ventos de mais de 100 km/h atingem município de Xanxerê

A madrugada desta terça-feira (08) foi de muito medo e destruição no município de Xanxerê. De acordo com a estação meteorológica do município, ventos de 118 km/h, aliados ao granizo de forte intensidade, atingiram alguns bairros e o interior.

Os bairros mais atingidos foram João Winckler, Bela Vista, São Romero, Sufiatti, Vila Sésamo, Castelo Branco e Monte Castelo. Já no interior, os maiores estragos foram no Faxinal do Irani, Linha Salete, Invernadinha e Aterro Alto.

Desde a meia noite e meia, equipes da Defesa Civil e servidores municipais, juntamente com o Corpo de Bombeiros, começaram a distribuir lona para as famílias atingidas pelo temporal. Foram distribuídos aproximadamente 24 mil metros quadrados de lona. Também, durante todo o dia, foi feita a desobstrução de ruas, bueiros e estradas do interior.

O coordenador da Defesa Civil, Rosito Miglioranza, destacou que equipes da Engenharia, Desenvolvimento Social e Habitação estão fazendo o levantamento do número de famílias atingidas. “Os dados preliminares que temos apontam para mais de 600 famílias da cidade e 100 famílias do interior atingidas pelo temporal desta madrugada”, reforça.

O prefeito em exercício, Leandro Junior Vigo, destacou que as equipes da prefeitura estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer a situação ocasionada pelo temporal. “Estamos nos esforçando ao máximo para colocar a cidade em dia”, enfatizou Vigo.

INTERIOR

O secretário de Agricultura, Valdir Zembruski, visitou algumas localidades do interior na manhã desta terça-feira. Segundo ele, os estragos foram maiores nas comunidades de Faxinal do Irani, Linha Salete, Invernadinha e Aterro Alto.

Em alguns pontos a passagem foi interrompida pelas árvores que interditaram as estradas, dificultando a passagem dos moradores. “Nos últimos tempos, não tinha se visto nada igual”, disse Zembruski.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

No final da manhã desta terça-feira, o prefeito em exercício decretou Situação de Emergência no município de Xanxerê em função dos estragos causados pelo temporal que assolou a cidade nesta madrugada.

“Vamos decretar Situação de Emergência para poder atender a população de forma emergencial”, salientou Vigo.