Secretaria de Educação inicia curso de informática para pais

Com o objetivo de inserir a informática na vida dos pais, a rede municipal de Educação de Xanxerê iniciou nesta segunda-feira (08) um curso de Informática Básica na Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o coordenador do programa, Marcelo Socha, o curso é uma parceria da Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Educação, e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). A prefeitura fornece o professor e a infraestrutura dos laboratórios, e o IFSC fornece a certificação do curso.

Serão duas turmas, uma de adultos (para os pais e alguns alunos), que terão aulas nas segundas-feiras a tarde, e uma para alunos das séries finais do Ensino Fundamental, com aulas nas terças-feiras a tarde. O curso terá duração de 72 horas, onde os alunos terão noções básicas de computação (Word, Excel e PowerPoint) e navegação na internet.

CAPACITAÇÃO

O secretário de Educação, Félix Dalmutt, ressaltou que o município já capacitou mais de 500 alunos desde 2009 nos cursos de Informática Básica. Segundo ele, o município mantém cinco estagiários do curso de Ciências da Computação da Unoesc para coordenar as atividades desenvolvidas nos laboratórios e assessorar os professores no trabalho pedagógico. “Nossos laboratórios estão sendo muito bem aproveitados por nossos alunos e comunidade que buscam capacitação”, destacou.

Para o prefeito em exercício, Leandro Junior Vigo, antigamente um computador era considerado um artigo de luxo, e hoje ele está acessível para quase todos. “Muitos não gostam de computador, mas temos que entender que ele é uma necessidade, pois há uma demanda enorme no mercado de trabalho por pessoas capacitadas e é por isso que precisamos aproveitar as oportunidades quando elas aparecem”, enalteceu Vigo.