Coordenadora e equipe de voluntários do Museu do Milho recebem Moção de Congratulações

Em sessão realizada na noite desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Xanxerê, a coordenadora e a equipe de voluntários do Museu do Milho receberam Moção de Congratulações.

A moção foi uma proposição do vereador Enioivan Marques pelo trabalho realizado desde 2002 para que o Museu do Milho se tornasse realidade e fosse reconhecido nacionalmente.

Desde 2010 o Museu do Milho faz parte do Cadastro Nacional de Museus e participa do Sistema Nacional de Museus, que integra e promove ações entre os museus brasileiros.

O vereador Enioivan Marques parabenizou a Diretora de Ações Culturais e Coordenadora do Museu do Milho, Magda Vicini, e toda equipe de voluntários pelo trabalho e pelo carinho e dedicação com que recebem todos os visitantes. “Estou feliz e emocionado em poder prestar esta homenagem e pelo apoio dos vereadores para a moção”.

MUSEU DO MILHO

O objetivo do Museu do Milho é o de resgatar e preservar o acervo patrimonial e cultural do município, com a finalidade de guardar e conservar esses documentos, com valor histórico, artístico e científico.

O Museu é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos, doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas no interior e na cidade, o que expressa a diversidade cultural que colonizou Xanxerê, destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho.

A Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, destacou o empenho e dedicação da equipe de voluntários para que o Museu do Milho pudesse ser reconhecido como instrumento histórico.

Magda agradeceu ao vereador Enioivan Marques pela proposição e por apoiar e valorizar a cultura no município de Xanxerê.

5ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

Magda destacou ainda que de 19 a 25 de setembro o Museu do Milho participa da 5ª Primavera dos Museus, evento realizado anualmente na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade.

Este ano o tema será “Mulheres, Museus e Memórias”, sendo que será elaborada uma programação que envolva o universo feminino. “Nossa equipe está se preparando para que este programa seja o melhor que Xanxerê já teve”, finalizou Magda.