Conferência Municipal de Saúde discute importância do SUS

A Secretaria de Saúde de Xanxerê realizou nesta quarta-feira (13), a 4ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, o evento reuniu profissionais da saúde, prestadores de serviço, usuários e pessoas interessadas no tema.

Para a secretária Iára Helena Callfass, é preciso trabalhar sempre com eficiência e empenho nas atividades da promoção e prevenção da saúde. “Somos sabedores que o sucesso do nosso trabalho frente aos usuários, também depende de um repensar dos nossos governantes com relação ao financiamento das ações, numa ampliação das redes hospitalares, no aumento de custeio para os serviços, na inclusão de disciplina de saúde pública nas universidades”, destacou.

Segundo ela, as conferências de saúde são instâncias de discussão e de construção de propostas para o contínuo aperfeiçoamento do SUS (Sistema Único de Saúde). “É um enorme desafio defender o sistema, mas o SUS está presente na vida de 100% dos brasileiros, seja por meio de realização de ações preventivas e de promoção à saúde, ou pela oferta e coordenação de serviços assistenciais nas unidades de saúde”, finalizou a secretária Iára.

Pela manhã os participantes tiveram uma palestra com Geraldo Azzolini, representante do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Santa Catarina da região Oeste e Extremo-Oeste. O tema da palestra foi “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

A tarde houve debate sobre o tema da Conferência, trabalhos em grupos e eleição dos delegados para a Etapa Estadual.