Prefeitura de Xanxerê decreta situação de emergência por causa das chuvas

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, decretou na tarde desta quarta-feira (22) situação de emergência em Xanxerê em função da chuva que atinge o município desde terça-feira (21).

Dados da secretaria de Agricultura registraram um volume de 155 milímetros nas últimas 24 horas, causando estragos e prejuízos que serão levantados pela Defesa Civil do município.

De acordo com o presidente da comissão da Defesa Civil, Rosito Miglioranza, 12 famílias dos bairros Vila União e Bortolon tiveram suas casas alagadas em função da forte chuva das últimas horas.

Miglioranza destaca que a preocupação do município é com a possibilidade de haver rompimento de dois açudes que ficam localizados na Linha Passo Trancado e alagar boa parte da cidade. “O rio Xanxerê está sendo monitorado, assim como os açudes, pois caso transborde nós precisaremos retirar as famílias do bairro Vila União imediatamente”.

Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Xanxerê, disponibilizou o Ginásio de Esportes Ivo Sguissardi para as famílias atingidas pelas chuvas. Mas as mesmas não quiseram deixar suas casas.

ALERTA MÁXIMO

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto, a EPAGRI-CIRAM emitiu alerta meteorológico com previsão de novos temporais na região Oeste para sexta-feira e sábado (24 e 25). O acumulado de chuva nesses dois dias deve variar entre 70 e 100mm. “Estaremos monitorando a situação no município de Xanxerê e, se necessário, faremos a remoção das famílias das áreas de risco, mesmo elas não querendo sair de suas casas”.

O capitão Parizotto disse ainda que os Bombeiros de Xanxerê estarão com equipes extras para monitorar a situação das chuvas no município, além da equipe de voluntários.

A Prefeitura de Xanxerê mantêm equipes de prontidão para atender qualquer emergência. Em caso de emergência, as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 99783287 ou com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.