Prefeitura de Xanxerê realiza audiência pública e apresenta LDO 2012

Foi realizada na manhã desta terça-feira (31), no Auditório da Prefeitura de Xanxerê, Audiência Pública para avaliar as metas fiscais do 1º quadrimestre de 2011 da Administração Municipal, bem como apresentar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012.

De acordo com a diretora de Controle Interno, Andreza Gallas, a meta de arrecadação ficou acima da meta estipulada, mais de R$ 23 milhões, assim como a despesa ficou dentro do que havia sido planejado.

Andreza destaca que a Saúde investiu mais de 20%, quando a proposta de investimento é de 15%. Já na área da Educação o limite mínimo de investimento é de 25%, mas até o momento o setor investiu 22,92%. “Este limite será superado, pois estamos apenas no primeiro quadrimestre de 2011”, salienta Andreza. Já em relação aos investimentos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que têm um limite previsto de 60%, o município de Xanxerê já investiu 86%.

Os gastos com pessoal chegaram a 50,42% da receita corrente líquida, bem próximo do limite prudencial, “por isso estamos acompanhando constantemente os gastos com a folha de pagamento para não alcançarmos o limite prudencial”, acrescentou Andreza. De uma forma geral, a diretora do Controle Interno salientou que as metas fiscais foram todas atendidas.

Para o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, gerenciar o dinheiro público é o maior desafio neste país. “É preciso estar atento para adequar o orçamento e atender a demanda da população”.

O prefeito complementa dizendo que a administração está buscando cumprir as metas estabelecidas. “Estamos aqui hoje para discutir o que foi feito, como foi feito e se estamos cumprindo a lei”.

LDO

Durante a Audiência Pública a diretoria de Controle Interno apresentou a proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2012. A proposta prevê um aumento de 12,52% da receita total, além de verba para a realização da FEMI (Festa Estadual do Milho). As despesas foram fixadas de acordo com as despesas realizadas em 2011 e com projeção para implantação de novos serviços, como por exemplo, o Pronto Atendimento 24 horas.