Prefeitura de Xanxerê fará revitalização da Chácara 264 no bairro Bela Vista

Através do programa “Reurbanização de Assentamentos Precários), com recursos do Governo Federal através do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), a Prefeitura de Xanxerê fará a construção de 58 novas unidades habitacionais na Chácara 264, no bairro Bela Vista.

Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, juntamente com o Diretor de Habitação, Evandro Berto, o Assessor de Economia e Finanças, Valdecir Graebim, o Diretor de Engenharia Robson Dalla Rosa, e os engenheiros da Caixa Econômica Federal, vistoriaram o local para dar prosseguimento ao projeto.

O programa vai beneficiar um total de 84 famílias, sendo 58 novas unidades habitacionais e nove unidades que serão reformadas, além das demais que serão beneficiadas com infraestrutura e regularização fundiária.

De acordo com o Diretor de Habitação, Evandro Berto, o projeto foi aprovado no final de 2010 pelo Ministério das Cidades. No local será revitalizada a praça e o centro comunitário, além de identificação de ruas, colocação de lixeiras e calçamento.

O Assessor de Economia e Finanças lembra que serão destinados R$ 932.586,50 do Orçamento Geral da União, sem contrapartida da prefeitura, para a regularização fundiária, pavimentação, trabalho social e reforma de nove unidades habitacionais.

Além disso, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal, serão investidos R$ 2.378.000,00 para a construção de 58 novas unidades habitacionais, também sem a necessidade de contrapartida do município.

“Essa intervenção no local é importante para que possamos proporcionar mais qualidade de vida às famílias que lá vivem e que se encontram em péssimas condições de moradia, das quais muitas não têm nenhuma infraestrutura e hoje estão irregulares, sem a matrícula do lote e das casas. Queremos melhorar a auto-estima das famílias que lá vivem, dando mais dignidade à elas”, enfatizou Berto.

LOTEAMENTO JOÃO DE BARRO

Ainda na segunda-feira o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi aproveitou para vistoriar o Loteamento João de Barro, no bairro Vila Sésamo, onde serão construídas 50 unidades habitacionais.

O Diretor de Habitação, Evandro Berto, enfatiza que no local serão contempladas 22 famílias que hoje vivem no Colina Verde em situação precária, além das sete famílias que foram retiradas da área de abrangência do DNIT, na BR 282, bem como 21 famílias que foram selecionadas pela Diretoria de Habitação, dando prioridade aos que moram em áreas de risco e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os recursos para a construção, R$ 800 mil, são provenientes do Fundo Nacional de Habitação do Interesse Social, e foram disponibilizados através de emenda do ex-deputado federal Gervásio Silva. O restante, R$ 583.756,00, é proveniente de contrapartida do município, recursos oriundos do Fundo de Habitação.

“Além do valor da contrapartida, estamos disponibilizando a área de terra, de cerca de 31 mil metros quadrados, bem como toda infraestrutura no local, para que possamos beneficiar estas famílias que hoje vivem em condições precárias no Colina Verde”, destacou o prefeito.

O prazo para a aprovação do projeto encerra no dia 30 de abril, sendo que após esse período a prefeitura fará a licitação para iniciar a construção das casas.

HORTA COMUNITÁRIA

O prefeito destacou ainda que no local há uma grande área de terra que fica embaixo da rede elétrica. A ideia é construir uma horta comunitária em parceria com a Eletrosul. “Com a horta, as famílias terão uma segunda fonte de renda e poderão viver de maneira mais digna”, finalizou o prefeito.