Prefeitura de Xanxerê sai na frente em relação ao piso nacional dos professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou na noite desta quarta-feira (06) a constitucionalidade da lei do piso nacional para professores da rede pública e determinou que o mesmo deve ser considerado como vencimento inicial. O valor atualizado que deve ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.

Por iniciativa do prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, a administração municipal de Xanxerê, mesmo antes da decisão judicial, já pagava valor muito acima do que vinha sendo pago em outros locais.

Desde 2009, quando assumiu a prefeitura, Bortoluzzi imediatamente aumentou o salário base dos professores da rede municipal de ensino. Em março de 2009, os professores recebiam R$ 818,00 e já a partir de abril o piso para os professores com 40 horas semanais foi alterado para R$ 1.086,00, sendo que na época o piso salarial da categoria era de R$ 950,00.

Hoje o município de Xanxerê paga R$ 1.216,00 como piso base para 40 horas, beneficiando os 373 professores e efetivos da rede municipal de ensino, conforme o número de horas de cada professor.

“Esta foi uma promessa que fiz na campanha e cumpri logo que assumi o governo municipal, pois é preciso valorizar cada vez os professores, que fazem um belíssimo trabalho em nosso município”, enfatizou o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi.