Parque construído a partir de pneus proporciona aprendizagem e diversão à Educação Infantil da EMEB Vista Alegre

No intuito de garantir os direitos de aprendizagem, principalmente às crianças da Educação Infantil, a EMEB Vista Alegre, construiu em seu espaço um parque a partir de pneus usados. A experiência, inovadora nas escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, visa possibilitar interações em espaços externos, qualificando as aprendizagens.

O colorido do local, o espaço aberto e a grama verdinha são convidativos para explorar, brincar e conviver entre colegas. Segundo a professora Daiane Cantoni de Quadros, a tecnologia está chegando muito cedo na casa das pessoas e as crianças têm passado muito tempo em frente às telas, deixando de desenvolver a mobilidade física e o interesse pelas brincadeiras e exploração de ambientes. “Há tempos pensávamos em ocupar o espaço de forma efetiva para agregar os direitos de aprendizagem que fazem parte do currículo da Educação Infantil. Com a colaboração da APP e do Conselho Escolar, hoje isso é uma realidade”.

A diretora da Unidade Escolar, Melânia Fiorentin, explica que a escola já contava com dois parques infantis, fornecidos e organizados pela Administração Municipal para atender a demanda, que é de aproximadamente 380 alunos, mas que o parque de pneus é muito atrativo para as crianças, por ser algo diferente. “A ideia surgiu pelo fato de que a escola possui um amplo espaço externo, com possibilidades de exploração e ampliação. A estrutura não é estanque e estamos estudando a aquisição de novos brinquedos para ampliar ainda mais o espaço.”