Alunos do Cesex participam de Curso de Informática Básica em parceria com entidades

A prefeitura de Xanxerê realizou na última semana, mais uma parceria com benefícios para as crianças e adolescentes do Centro Socioeducativo de Xanxerê – Cesex. Teve inicio no dia 20 de outubro o Curso de Informática Básica para alunos do Cesex Jovem Cidadão, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a FCDX.  As aulas acontecerão de terça a sexta-feira, no período das 13h30min às 16h30min, totalizando 72 horas e encerrando no mês de novembro com a certificação.

O Cesex Jovem Cidadão, localizado no bairro dos Esportes, atende mais de 100 crianças e adolescentes na faixa etária de 05 à 16 anos incompletos.

Segundo o Coordenador Oneide Antonio Jaques, o objetivo do Cesex é proporcionar uma melhor qualidade de vida, oportunizando mais conhecimentos e desenvolver a autoestima das crianças, através de oficinas dinâmicas e educativas de jornada ampliada, como leitura, reforço escolar, bordado, tricô e crochê, capoeira, meio ambiente, higiene e beleza, música e recreação. “O apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social, das famílias, da comunidade e a parceria das entidades é muito importante neste processo de aprendizagem, a fim de tornar as crianças e adolescentes, cidadãos de bem e que tenham a expectativa de um futuro melhor e para que sejam protagonistas da sua história. É pensando em tudo isso que o Cesex está oportunizando adolescentes com um curso de informática básica de LINUX,em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a FCDX” informa Jaques.

Ainda segundo o coordenador, foram disponibilizadas sete vagas para adolescentes de 13 a 15 anos de idade do Cesex, que serão capacitados com o curso profissionalizante, no laboratório de informática da FCDX.

O coordenador ressalta ainda que esta parceria é uma forma de inclusão, pois possibilita que jovens mais carentes tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver, e assim poder participar de maneira mais justa e competitiva, quando se lançarem no mercado de trabalho que é bastante exigente. Também ressalta que mais outro curso será oferecido aos adolescentes do Cesex já no mês de novembro, de Qualidade no Atendimento ao Público, com a parceria da FCDX e o Instituto Sadia.

Assessoria de Imprensa