Assinado o termo de transferência dos Pisos de Assistência Social Fundo a Fundo

Sexta-feira (24) foi uma data especial para a assistência social do município de Xanxerê. Foi assinado, com o governo de Santa Catarina o Termo para Transição dos Pisos de Assistência Social Fundo a Fundo.

Essa transição já era realizada com o Governo Federal e a partir de agora com o Governo do Estado. Isso significa que não será mais necessário fazer convênios para o município receber recursos do estado, no que se refere à área de Assistência Social. A transferência do fundo estadual de assistência social será feita automaticamente para o fundo municipal.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, é um grande avanço para as políticas de Assistência Social em Santa Catarina. “A partir de agora as ações poderão ser realizadas com continuidade, isto é, um convênio tem começo, meio e fim, e agora os programas de Assistência Social poderão ocorrer de forma continuada. Isto é extremamente importante porque a assistência social é aquela área onde não tem um piso definido, com financiamento definido em Lei, como é o caso da educação e saúde. A Assistência Social é uma área que todas as fragilidades do ser humano acabam batendo na nossa porta” afirma a secretária.

De acordo com a secretária, quando se fala em assistência social é necessário entender a amplitude das ações. “As políticas de assistência social abrangem o atendimento aos menos favorecidos no que diz respeito a ações direcionadas às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, políticas voltadas às crianças e adolescentes, aos idosos, programas educacionais para o trabalho e, também habitação. Assistência social não é somente entregar uma cesta básica, e hoje não se faz nada sem recursos”, informa Neuza.