Inicio das mudanças no trevo Zanella

As mudanças no trânsito de Xanxerê prosseguem na próxima semana, com uma alteração num dos pontos mais críticos do sistema viário do município. Depois de muito estudo e avaliação, o Conselho Municipal de Trânsito e da Secretaria Municipal de Obras iniciam no dia oito a instalação, ainda que em caráter experimental, uma rotatória no trevo Zanella.

A medida pretende orientar melhor o fluxo de veículos, reduzir a velocidade dos carros e o número de acidentes no local, que concentra o encontro de seis vias de mão dupla. A difícil visibilidade provocada pela convergência dessas ruas, aliada a imprudência de alguns motoristas, coloca o trevo Zanella como um dos locais com a maior incidência de acidentes de trânsito.

Segundo o Assessor de Planejamento Urbano da prefeitura, Ivan Durand Junior, o projeto já havia sido discutido e aprovado pelo Conselho e autorizado pelo prefeito Bruno Bortoluzzi há algum tempo, porém, a complexidade da alteração exigiu uma melhor avaliação antes de execução. “Mexer no trânsito não é uma coisa tão simples. Não basta mudar o sentido de uma rua e pronto. É um efeito dominó, muda uma rua e todo o entorno sofre as conseqüências. Tem toda a sinalização que precisa ser alterada, o costume das pessoas que sempre usam o mesmo trajeto, o tráfego de caminhões que também precisa ser sinalizado, enfim, não dá para agir por impulso”, argumenta Durand.

O secretário Municipal de Obras, Fabiano Radin, explicou que a mudança será realizada experimentalmente e depois de avaliada receberá o material definitivo. “Vamos utilizar pneus cortados delimitando a rótula e os canteiros das pistas. Haverá toda a sinalização prevista no Código Brasileiro de Trânsito para orientar os motoristas. Vamos acompanhar por uns três, quatro meses e só depois vamos instalar as peças de cimento definitivas. Assim, se a mudança não alcançar o objetivo desejado, poderemos reverter sem causar prejuízo aos cofres públicos”, informa Radin.

De acordo com o secretário, a medida também pretende criar uma nova rota para os caminhões que circulam por aquele local. “Com a instalação da rótula os caminhões pesados precisarão de outra rota de ligação entre a BR 282 e a SC. Como não vão mais conseguir passar pela rótula, terão que fazer a volta por fora da cidade, o que já está previsto na sinalização que existe nas entradas do município. Tráfego de caminhões dentro da cidade é permitido somente para carga e descarga “, acrescenta Fabiano Radin.

Além da mudança no trevo Zanella, também serão instalados divisores na rua Victor Konder, na esquina com a travessa Carmelli, impedindo que os veículos que vem da travessa Carmelli possam dobrar a esquerda na Victor Konder, o que atualmente provoca grande congestionamento no local.