Inicia o Censo 2010 em Xanxerê

Na manhã desta terça-feira, 03 de agosto, recenseadores do IBGE estiveram no gabinete do prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, realizando uma entrevista simbólica com o objetivo de divulgar o trabalho do Censo 2010 e apresentar o questionário que será utilizado nas entrevistas com a população.

O recenseador Claudionor Luiz Rudnick informou que o questionário padrão possui 35 perguntas principais que fornecem um retrato da família pesquisada, mas que no total são 114 questões que abordam questões desde as características do domicílio e da família, até temas sobre trabalho e saneamento básico. “São perguntas sobre a situação do domicílio, suas características, sobre a família, como a quantidade de moradores, número de filhos, sexo, idade e escolaridade. Também coletamos informações sobre os trabalhadores da casa, a qualidade de vida da família e como vive a família. São 35 perguntas básicas, mas no decorrer da entrevista temos outras perguntas que podem ser feitas para detalhar mais as informações”, informa Rudnick.

O supervisor Rodrigo Lopes enfatizou a segurança e o sigilo das informações prestadas e a seriedade do trabalho que será realizado. “Existe uma lei que protege as informações, a Lei 73.177 e que também prevê a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e garante o sigilo das informações. Não são dados sobre uma pessoa, mas sobre um município inteiro e isso vai acontecer em todo o Brasil”, destaca Lopes.

O prefeito Bruno Bortoluzzi respondeu todas as 114 perguntas e assim pode avaliar o preparo dos recenseadores. “Posso dizer que o questionário é bem fácil de ser respondido e que o pessoal está muito bem preparado. Fiz questão de responder as 114 perguntas para tomar conhecimento de todas as questões que serão apresentadas à população”, afirmou o prefeito.

Bortoluzzi destacou a importância na receptividade dos recenseadores e na fidelidade das informações. “O trabalho vai começar e eu quero pedir a população que receba bem os recenseadores, respondendo as perguntas com a maior sinceridade possível, pois com base na fidelidade nas informações prestadas será realizado um quadro do município de Xanxerê, que será muito útil na hora de buscar recursos para novos projetos para nossa cidade”, complementou Bortoluzzi.

De acordo com os recenseadores, a coleta de dados está prevista para encerrar em 45 dias e a operação censitária, que é a elaboração das estatísticas, deve seguir até 30 de novembro de 2010.