Prefeitura capacita gestores sobre licitações e compras

Os servidores municipais que ocupam cargos de secretários, diretores e assessores na prefeitura de Xanxerê participaram na tarde de segunda-feira (19) do I Seminário Interno de Capacitação do Servidor Público Municipal, realizado no auditório da Femi. O objetivo desta capacitação foi repassar informações aos ordenadores de despesas sobre as diversas modalidades de licitação e a legislação pertinente, além de esclarecer as principais dúvidas.

O seminário foi idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças e pelo setor de Controle Interno, e as palestras ministradas pelo secretário Adierso Bianchi, pela equipe do setor de licitações e pela controladora interna Andreza Gallas.

Além dos servidores municipais, participaram do evento representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, que utilizam o sistema de licitações da prefeitura.

De acordo com o secretário de administração, a capacitação teve como objetivo ajudar os colaboradores que são ordenadores de despesas a ter um melhor entendimento sobre licitações e compras no setor público. “A proposta desta capacitação é dar aos colaboradores diretamente envolvidos com a ordenação de despesas uma visão bem técnica de como funcionam os processos de licitação e compra no setor público, fazendo com que eles sejam mais uma ferramenta de controle na gestão pública” informa Bianchi.

Ainda segundo o secretário, a partir desta visão o gestor poderá acompanhar a gestão orçamentária e todo o processo de compra da sua secretaria ou setor. Para Bianchi esse é o momento de preparar o orçamento do próximo ano, com licitações mais enxutas, mais proveitosas, com menor custo e maior qualidade.

Andreza Gallas, controladora interna da prefeitura, acredita que a continuidade dessa capacitação profissionalizará os servidores. “A idéia surgiu da necessidade que os setores tem de conhecer o processo inteiro de compra. São dificuldades diárias. Esse é um primeiro módulo e a intenção da administração é que outros módulos de capacitação sejam aplicados, como prestação de contas e recursos humanos, capacitando nossos ordenadores e promovendo a profissionalização desses servidores”, complementa Andreza.

O prefeito Bruno Bortoluzzi acredita que a responsabilidade com a gestão pública é de todos e por isso justifica esse tipo de capacitação. “A administração municipal tem a grande responsabilidade de gerir o dinheiro público e todos, principalmente os que ocupam cargos de chefia, como os secretários e diretores, também tem a responsabilidade do controle e fiscalização. Precisamos capacitar essas pessoas para que a gestão pública seja mais eficiente e mais justa”, informa o prefeito.