CRAS realiza reunião com beneficiários

O Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura de Xanxerê realizou no dia 16 de junho reunião com os beneficiários eventuais, com o objetivo de prestar orientações e agendar as próximas atividades.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, a finalidade dessas reuniões é mobilizar os beneficiários para a discussão e esclarecimento da concessão dos benefícios eventuais, os quais não são “para sempre” e sim uma provisão imediata e temporária para a família que esteja passando por necessidades emergenciais. “Muitas famílias possuem a concepção de que o auxílio nunca irá cessar, e por isso acabam acomodando-se e ficando na passividade, não buscando outras alternativas para a superação da condição vivenciada. Por isso, pretendemos desenvolver atividades de capacitação para o trabalho, informação e acompanhamento dessas famílias, para que quando a família deixar de recebê-lo, tenha condições de buscar alternativas de superação da condição de beneficiário” informa a secretária.

A reunião teve início com uma dinâmica de grupo, realizada pela equipe técnica do CRAS, dando as boas vindas aos participantes. A reunião prosseguiu com uma festa junina e um lanche com comidas típicas. Não houve caracterização em função das diversas opções religiosas dos participantes.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como a nova Lei que dispõe sobre a concessão dos benefícios eventuais e uma parceria com a escola Nova Era, a qual disponibilizará ao público usuário a possibilidade de corte de cabelo unisex nos dias das reuniões. Esta atividade visa o acesso ao serviço gratuito e a melhoria da auto-estima dessas pessoas, que na maioria dos casos não possuem condições financeiras para acessar um bom corte de cabelo.

Outra informação importante discutida foi a questão da descentralização do atendimento da Assistência Social com o CRAS na região, possibilitando às famílias o atendimento pelo PAIF e priorizando esta população nas ações desenvolvidas.

As reuniões acontecem mensalmente e a próxima será no CESEX De olho no Futuro, dia 14/07, às 14 horas, quando serão abordados temas como o Auxílio Leite e a Cesta-básica.

  Assessoria de Imprensa